Livros de Humberto Fonsêca de Lucena
Humberto Fonsêca de Lucena
Livros Publicados
livros_humberto



Resumo dos livros publicados por Humberto Fonsêca de Lucena



O livro aborda o grave problema da água de Araruna, um dos temas mais importantes da história social daquela cidade. A chegada da água doce com a inauguração do novo sistema de abastecimento, fato ocorrido em setembro do ano 2000, é analisada pelo autor sob a perspectiva histórica, trazendo uma série de anotações reunidas ao longo do tempo sob o problema da água em Araruna-PB.

Da Lagoa da Serra à Barragem de Canafístula. João Pessoa-PB: A União, 2001.
livro2





A crônica de uma farmácia no cotidiano de uma pequena cidade do interior da Paraíba sugeriu ao autor este pequeno livro de agradável leitura mesmo para os não familiarizados com o ambiente nele escrito. Como observou o professor José Octávio de Arruda Mello na apresentação, o tema é dos mais significativos para a história do cotidiano, pelo qual vem se interessando o autor. Para José Octávio, Humberto Fonsêca não apenas "se vincula a uma das vertentes mais significativas da Historiografia Paraibana - a corrente municipalista, como ainda "enveredou pela concepção mais moderna dos estudos históricos que é a da história das Mentalidades, ou História do Cotidiano ou, ainda, do Imaginário Social".

Memória de uma Farmácia: (Subsídios para a História de Araruna). João Pessoa-PB: Ed. Universitária/UFPB, 1991.





De forma extremamente interessante, O Velho Mercado de Araruna e seus Arredores relata o dia-a-dia de Araruna, antes e depois da construção do mercado, chegando até aos anos 60 quando foi desativado. O autor descreve paisagens, costumes e relações sociais, mostrando as conseqüências políticas da construção do mercado. O livro possui documentos inéditos, como um Código de Posturas aprovado pela Câmara Municipal em 1884. São apresentadas, ainda, 46 fotografias, também inéditas, que permitem acompanhar o desenvolvimento urbano de Araruna e onde se vêem membros de famílias tradicionais da região, além de personagens políticas da época.

O Velho Mercado de Araruna e seus Arredores. João Pessoa-PB: Empório dos Livros, 1996.






É o primeiro trabalho do pesquisador Humberto Fonsêca de Lucena sobre sua cidade natal.

Trata-se de uma monografia editada pela Comissão do IV Centenário da Paraíba, em 1985, onde o autor levanta as bases de ocupação de Araruna, a partir da concessão das sesmarias, mostrando a função catalisadora da Igreja no povoamento do lugar e aponta os registros documentais nos primeiros passos para a organização do futuro município de Araruna.

Araruna - Anotações para a sua História. João Pessoa-PB: Governo do Estado da Paraíba, 1985.






Sobre este livro assim escreveu Washington Rocha, diretor do Jornal Parahyba do Norte, na edição de março de 2002: "A antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição, em torno da qual surgiu o povoado e depois a Freguesia de Araruna, é o núcleo da história contada pelo historiador Humberto Fonsêca de Lucena com rigor investigativo e viva emoção. Sobre o rigor da pesquisa fala o Bispo D. Epaminondas Araújo: O livro de Humberto é um manancial de preciosas informações. Junta documentos escondidos em cúrias diocesanas e arquivos paroquiais. A emoção que faz o livro palpitar e encanta os leitores vem principalmente do fato de Humberto ser filho de Araruna, destes filhos saudosos que carregam a terra natal no coração aonde que forem. O livro é importante do ponto de vista historiográfico e delicioso do ponto de vista literário".

A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Araruna. João Pessoa-PB: A União, 2000.





Farta documentação a respeito do poeta Pereira da Silva, o primeiro paraibano a ingressar na Academia Brasileira de Letras. O Documento apresenta extensos dados bio-bibliográficos do biografado, além de uma pequena fortuna crítica, uma seleção de poemas e de pensamentos, recortes de jornais sobre a eleição e posse do poeta ararunense na ABL e uma iconografia bem ilustrativa. É um trabalho de pesquisa dos mais louváveis já que o Documento resgata a memória do poeta de Araruna.

A. J. Pereira da Silva (Primeiro Paraibano da Academia Brasileira de Letras). Documento. João Pessoa-PB: A União Editora, 1993.






A ideia de escrever este livro, como a primeira das histórias a fazer parte de um trabalho mais amplo denominado OUTRAS HISTÓRIAS DE ARARUNA, é antiga e está incluída no mesmo contexto de preservação da memória da minha terra. Sempre imaginei que o fato a ser narrado neste trabalho já era, em si mesmo, suficiente para merecer registro histórico e despertar o interesse de algum leitor. Pensando bem, tratava-se de uma ocorrência pouco comum na vida de uma pequena cidade do interior que, afeita à monotonia do viver cotidiano, viu-se abalada por ingredientes de um episódio de consequências dolorosas e duradouras.

Outras Histórias de Araruna - 1. A Morte do Fotógrafo, João Pessoa-PB, Casa da Memória, 2006.






Palestra proferida por Humberto Fonsêca de Lucena, na abertura do 1º Congresso Mariano da Diocese de Guarabira, ocorrido entre os dias 1º e 4 de julho de 2004, na cidade de Araruna, por ocasião das festividades comemorativas do Sesquicentenário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Araruna.

Achegas para a História da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Araruna, João Pessoa-PB, Casa da Memória, 2007.


🏠 | Araruna | Fotos | Livros | Pereira da Silva | Peryllo D'Oliveira | 📧





Rodapé

Instituto Histórico e Geográfico Paraibano - IHGP

© ihgp.net - Todos os Direitos Reservados. Fundado em 7 de setembro de 1905. Declarado de Utilidade Pública pela Lei nº 317, de 1909. CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 83 3222-0513 - Rua Barão do Abiaí, 64, João Pessoa-PB - CEP 58.013-080. Estamos na internet desde 04.09.2001-23:00h.

Feito com Mobirise .