INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO/IHGP
Fundado em 7 de setembro de 1905
Declarado de Utilidade Pública pela Lei no 317, de 1909
CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 0xx83 3222-0513
CEP 58.013-080 - Rua Barão do Abiaí, 64 - João Pessoa-Paraíba

| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |

Cadeira 12: José Nunes da Costa
Patrono: João Ribeiro da Veiga Pessoa Jr.

        O jornalista e diácono José Nunes da Costa, de A União, tomou   posse, sexta-feira (24/09/2010),   as   17h30min, como Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), na Cadeira nº 12 durante solenidade na sede da entidade, em substituição ao historiador Deusdedit Leitão, que tem como patrono o escritor Veiga Junior. Ele foi saudado pelo sócio Humberto Fonsêca de Lucena. A sessão foi presidida pelo recém empossado presidente Joaquim Osterne Carneiro.

Ele foi eleito no dia 31 julho com 20 votos contra nove concedidos ao seu concorrente, médico José Lucas, da Academia Campinense de Letras. “É gratificante participar de uma instituição cultural do porte do IHGP, onde grandes nomes das letras e das artes da Paraíba deixaram sua marca ou ainda estão dando sua contribuição para a pesquisa histórica, geográfica e genealógica/heráldica”, afirmou.

        Segundo José Nunes, ocupar uma Cadeira na Casa de Irineu Joffily é motivo de alegria e regozijo porque é o reconhecimento ao trabalho de quem atua na Imprensa há muitos anos e que tem se dedicado à pesquisa histórica, sobretudo resgatando passagens da vida de destacadas personalidades da área cultural, religiosa, política e da imprensa paraibana.

        “Não me considero um historiador à semelhança daqueles que saem dos centros acadêmicos, mas um repórter apaixonado pela pesquisa. Toda minha vida profissional tem sido uma busca constante de respostas para inquietações que às vezes encontro em acontecimentos da história da humanidade”, afirmou.

        Para ele, o jornalista é um historiador que deixa todos os dias nas páginas dos jornais os fatos que registram a história do povo, de um lugar. Os jornais ainda são as principais fontes de pesquisa, além de outros instrumentos, como o livro, a pintura, a fotografia.

       Quem é

       José Nunes da Costa nasceu no Sítio Tapuio, em Serraria (PB), no dia 17 de março de 1954. Filho de José Pedro da Costa e Angélica Nunes da Costa. Casado com Maria Luciene, é pai de Maria Angélica, José Nathanael e João Paulo.

Até os 15 anos morou no sítio onde nasceu, paisagem que serve de inspiração para sua produção literária, sobretudo crônica e poesia.

Diácono Permanente na Arquidiocese da Paraíba, com provisão para Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mandacaru. Oblato Beneditino do Mosteiro de São Bento de Olinda.

            Suas primeiras noções de alfabetização foram quando ainda morava no sítio, numa escola que funcionava num galpão. Aos oito anos passou a estudar no Grupo Escolar Francisco Duarte, em Serraria, distante dois quilômetros da casa onde morava com a família. Indo residir em Arara, em1970, ainda fez o curso da Admissão no Colégio Anésio Deodonio Moreno, e aos 16 anos, passou a morar na Capital da Paraíba, concluindo o Curso Primário (noturno) Colégio Nossa Senhora de Lourdes. No ano de 1983, profissionalizou-se em Jornalismo. Trabalhou numa fábrica de beneficiamento de minérios e depois em bancos, sem nunca se afastar do convívio diário das redações.

         Jornalista profissional, atuando na Imprensa desde 1978, é sócio da Associação Paraibana de Imprensa (API) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba. Começou no Jornal O Norte, como “copiador de telegramas”, depois repórter e editor de páginas e cadernos especiais. Trabalhou na A União, em O Momento e no Correio da Paraíba. Atualmente integra a equipe do Jornal A União.

         Seus livros publicados foram: Lira dos 40 Anos (poesias) 1994; Serraria - A Princesa do Brejo (apontamentos históricos) 1997; Ariano Suassuna (biografia) em 2002; O Bispo da Solidariedade (sobre a posse de Dom Marcelo Cavalheira na Arquidiocese da Paraíba): Deus lhe pague (biografia de Dom Marcelo Cavalheira); Ascendino Leite – Vida e Obra (estudo crítico, em parceria com Angélica Nunes) 2005; Um Terraço para Nathan (biografia do jornalista Nathanael Alves); Uma Vida Bem Escrita (biografia do jornalista Gonzaga Rodrigues) 2008; Recados do Meu Sítio (crônicas), Padre Zé – De Mãos Estendidas (biografia de Padre Zé Coutinho, em 2ª edição) 2010; Bendito Fruto (apanhado histórico sobre os diáconos permanentes na Arquidiocese da Paraíba); O Morador da Pensão da Paz Dourada (sobre o jornalista Luiz Augusto Crispim); Padre Ibiapina – O Apóstolo da Caridade (biografia do missionário que atuou no Nordeste no século XX).

       Livros para serem publicados: João Suassuna e o Reino da Parahyba (biografia do ex-presidente da Paraíba João Suassuna); Ariano Suassuna – O Rei da Pedro do Reino; O Filho Pródigo de Taperoá (biografia do ex-governador Dorgival Terceiro Neto; Meio Século – Primeiras Memórias. Memorial das Serras e do Vento – poesia. Itinerário Poético do Brejo – poesia.