Sérgio Rolim Mendonça

Sérgio Rolim Mendonça

Cadeira Nº 38 do IHGP

Nome: Sérgio Rolim Mendonça

Filiação: Francisco Mendonça Filho e Zuleida Rolim Mendonça
Nascimento: 28/01/1944 - João Pessoa, PB

Formação profissional

Treinamento teórico-prático na área de Controle de Poluição das Águas e Preparação e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento Local, nos Estados Unidos, Holanda, Japão, Peru e Chile, 1973/1999.

“Master of Science” em Controle da Poluição Ambiental pela Leeds University, Inglaterra, 1978/1979.

Engenheiro Sanitarista pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FHSP/USP),1971.

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal da Paraíba (EEUP), 1963/1967.

Atuação profissional

Assessor em Saúde e Ambiente da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) durante sete anos na Colômbia e México, 1996/2002, e Assessor para América Latina e o Caribe em Sistemas de Águas Residuais do Centro Pan Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS/OPAS/OMS), durante três anos e meio, com sede em Lima, Peru, 2002/2006, com experiência na coordenação de trabalhos financiados pelo BID, Banco Mundial e outros organismos internacionais, assim como em análises de políticas de água e saneamento em países da América Latina e do Caribe, mediante trabalho em equipe em ambientes multiculturais.

Consultor a curto prazo de várias firmas brasileiras; da OPAS/OMS; da "Deutsche Beratungs-Gesellschaft für Hygiene und Medizin mbH (SANIPLAN)", Frankfurt, Alemanha; da firma Roche, Québèc, Canadá e da Belize Water Services Limited, na área comercial de empresas de saneamento básico, de controle de contaminação das águas, tecnologias apropriadas e de baixo custo em abastecimento de água, saneamento e saúde ocupacional nos seguintes países: Belize, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e República Dominicana, 1992/2019. Trabalha atualmente como consultor privado.

Ministrou como Instrutor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e da OPAS/OMS, mais de 2.400 horas de aula em cursos de capacitação nas áreas de abastecimento de água, saneamento e despejos industriais nos seguintes países: Belize, Bolívia, Brasil (21 Estados e Brasília, DF), Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e República Dominicana (1986/2019).

Trabalhou como Engenheiro da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), João Pessoa, nas áreas de planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotos durante 27 anos, incluindo três anos como Diretor de Operação e Manutenção da mesma empresa (1968/1995).

Professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB), João Pessoa, das seguintes disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral; Abastecimento de Água; Saneamento e Drenagem Urbana e Tratamento de Água Potável e Águas Residuárias, durante 24 anos (1969/1993). É atualmente Professor Emérito da UFPB.

Participou de comitês de bancas examinadoras de uma tese de doutorado (por notório saber) do Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil e Sanitária da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), 2000 e de 16 dissertações de mestrado do Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil dos Centros de Tecnologia da UFPB em João Pessoa e Campina Grande (1977/1993).

Publicou 11 livros na área de tecnologia de água e esgotos destacando-se Sistemas de Lagunas de Estabilización, McGraw-Hill, com cerca de oito mil exemplares vendidos na Espanha e América Latina Hispânica e Sistemas Sustentáveis de Esgotos, Ed. Blucher, SP, já na segunda edição com cerca de 1.500 volumes vendidos no Brasil. Sobre o tema biografia, escreveu 4 livros, com ênfase para A saga do chanceler Rolin e seus descendentes, Ed. Labrador, SP. Tem ainda, mais de 70 trabalhos publicados e cerca de 60 projetos elaborados na Área da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Quando estudante de engenharia foi presidente da Associação Atlética da Escola de Engenharia da Universidade da Paraíba (EEUP), 1967. Na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), exerceu o cargo de presidente da Seção Paraíba durante três mandatos, em cuja associação foi um dos fundadores; diretor nacional da ABES no Rio de Janeiro (1988/1990) e também conselheiro nacional, eleito em terceiro lugar no Brasil (1990/1992). Foi ainda presidente da Associação de Pessoal da OPAS/OMS na Colômbia, Bogotá, 1999/2000. É um dos fundadores da Academia Paraibana de Engenharia (APENGE), onde foi seu primeiro presidente, 2015/2018 e está atualmente no terceiro mandato, 2021/2022. Foi eleito por unanimidade membro do Instituto Histórico Geográfico Paraibano (IHGP) em dezembro de 2020.

Proferiu mais de 30 conferências ministradas na área de Engenharia Sanitária e Ambiental em diversos países, destacando-se a palestra magna Lagoons in Latin America, convidado pela Water and Environment Federation (WEF), Estados Unidos, durante o congresso da WEFTEC 2000 Workshop, # 106, “Natural Systems for Wastewater Treatment”, Anaheim, California, 2000.

Representou os países do Cone Sul na Consultative Meeting on Excreta and Wastewater Disposal in Latin America and the Caribbean, indicado e financiado diretamente pela OPAS/OMS, Washington, D.C. (1991); o Brasil no Comitê Waterworks Management and Training, da International Water Supply Association (IWSA), indicado pela ABES, no período 1988/1994; o Brasil no Taller sobre indicadores ambientales para el proyecto Nuevo Aeropuerto Internacional de México (NAICM), indicado e financiado diretamente pelo Instituto Politécnico Nacional, Secretaría de Educación Pública, Cidade do México, 2017 e o Brasil no Simpósio Xocomil Científico, realizado na Cidade de Guatemala (2017) e financiado diretamente pela Asociación Amigos del Lago de Atitlán.

Laureado com vários prêmios, destacando-se: Prêmio Nacional ACODAL Luis Loboguerrero, Gota de Agua, outorgado pela Asociación Colombiana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (ACODAL) e entregue à Representação da OPAS/OMS Colômbia, pela Cooperação Técnica da OPAS na área de Saneamento Ambiental no país, Armênia, Colômbia, 1998; Diploma pelos relevantes trabalhos prestados à causa do Saneamento Ambiental no Brasil, outorgado pela ABES Nacional durante o XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, João Pessoa, 2001; Medalha ao Mérito outorgada em reconhecimento pela sua contribuição técnica e científica a Universidade Nacional Santiago Antúnez de Mayolo, Huaraz, Ancash, Peru 2005; Troféu Personalidade da Construção Civil outorgado pelo Sindicato da Construção Civil de João Pessoa (SINDUSCON/JP) em 2016 e galardoado com a Medalha do Mérito 2016, honraria entregue anualmente a 12 nomes da engenharia brasileira, recebida em Foz do Iguaçu, Paraná, durante a 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA/CREA) e pela Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (MUTUA).

Área esportiva

Grande aficionado de esportes, praticou voleibol, basquetebol, judô e tênis durante 48 anos. Entre 1961 e 1967 disputou 66 jogos interestaduais de voleibol defendendo a Paraíba. Em 1963 foi eleito pela Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos como o melhor cortador de voleibol dos VII Jogos Universitários da Paraíba. Recebeu medalha de bronze no voleibol durante os IV Jogos Universitários Norte-Nordeste, Maceió, Alagoas (1965) e medalha de prata no voleibol durante os V Jogos Universitários Norte-Nordeste, João Pessoa (1967).

João Pessoa, 13 de abril de 2022.


Discurso de Posse


PATRONO DA CADEIRA 38

FRANCISCO Coutinho de Lima e MOURA nasceu no dia 6 de abril de 1867, na capital do Estado da Paraíba e faleceu em Niterói, RJ, em 25 de fevereiro de 1957. Era filho do médico homeopata Joaquim Ignácio de Lima e Moura.

Estudou o primário com professores particulares e fez os preparatórios no Liceu Paraibano e ingressou na Faculdade de Direito do Recife, onde cursou durante três anos, desistindo de continuar por falta de apoio financeiro. Todavia, obteve autorização da Ordem dos Advogados para atuar como solicitador de causas. Quando abandonou a Faculdade conseguiu a patente de Tenente-Coronel da Guarda Nacional. Foi Chefe da estação telegráfica de Alagoa Grande, mas sua vocação era o magistério. Foi professor primário na vila do Pilar, para onde foi nomeado interinamente pelo Presidente da Província, o Barão do Abiaí, tendo participado de comissões examinadoras dos exames primários. Ensinou em São João do Rio do Peixe, de onde o Presidente Venâncio Neiva o trouxe para servir como professor em Cabedelo. Serviu na Comissão de Estudos do Porto e, depois foi nomeado professor do Liceu Paraibano e da Escola Normal.

Ocupou o cargo de Mordomo do Cemitério do Senhor da Boa Sentença e foi Diretor do Hospital Santa Isabel.

Foi militar e político. Como militar, foi Tenente-Coronel do Exército de 2ª. Linha e fundou o Tiro de Guerra Paraibano. Na política, era correligionário do Presidente Gama e Melo, tendo sido seu Oficial de Gabinete. Foi Deputado Estadual de 1900 a 1903.

Nas letras, destacou-se como jornalista, colaborando em O Jornal, dirigido por João da Matta Correia Lima, em A União, na Revista Manaíra e foi diretor da Imprensa Oficial.

Foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, participando da Comissão que elaborou o seu Estatuto, sendo eleito o primeiro Tesoureiro do IHGP, cargo que exerceu de 1905 a 1907 e de 1908 a 1915.

Deixou publicado o livro Reminiscências, em três volumes, nos quais recorda e descreve figuras e fatos sociais e políticos do Estado em variadas fases.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LEAL, José. Dicionário Bibliográfico Paraibano. João Pessoa, FUNCEP, 1990.

TAVARES, Eurivaldo Caldas. Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e seus 70 anos, João Pessoa, 1975.

GUIMARÃES, Luiz Hugo. Francisco Coutinho de Lima Moura, Coleção Historiadores Paraibano, vol. 13, João Pessoa, Empório dos Livros, 2002.

IHGP, Memorial do. Revisto e Atualizado, Edição Comemorativa do Centenário de Fundação do IHGP 1905/2005.


Rodapé

Instituto Histórico e Geográfico Paraibano - IHGP

© ihgp.net - Todos os Direitos Reservados. Fundado em 7 de setembro de 1905. Declarado de Utilidade Pública pela Lei nº 317, de 1909. CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 83 3222-0513 - Rua Barão do Abiaí, 64, João Pessoa-PB - CEP 58.013-080. Estamos na internet desde 04.09.2001-23:00h.

Feito com Mobirise .