| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |



GALERIA DOS SÓCIOS
Cadeira no 45

DORGIVAL TERCEIRO NETO

        Dorgival Terceiro Neto nasceu na Fazenda Santa Maria, em Taperoá, Paraíba, no dia 12 de setembro de 1932, filho de Melquíades Vilar e Eliza Vilar. Fez os cursos de admissão no Ginásio Diocesano de Patos, entre 1945 e 1949, e o curso Clássico no Liceu Paraibano(1950/52). Em 1957, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Paraíba.

        Começou sua vida profissional no Departamento de Estradas de Rodagem, como auxiliar de escritório, ascendendo logo a escriturário, galgando em seguida os cargos de Chefe de Pessoal, Assessor Administrativo e Procurador. Posteriormente, passou a atuar no Tribunal de Justiça como Subsecretário, em substituição ao titular; foi Secretário Geral da Universidade Federal da Paraíba, antes de sua federalização, no reitorado do professor Mário Moacyr Porto, tendo, ainda contribuído para a concretização do enquadramento da entidade como órgão federal, na instrumentação dos expedientes referentes ao ato.

        Entre outras atividades, exerceu a função de Assessor Especial do antigo Conselho Estadual do Desenvolvimento; Diretor de Crédito de Fomento do Banco do Estado da Paraíba, tendo implantado as Carteiras especializadas de Crédito Rural, Crédito Industrial e de Operações Especiais; Procurador do Estado da Paraíba; Professor de Direito Civil e Direito Agrário da UFPB; Prefeito de João Pessoa; Vice-Governador do Estado e, depois, Governador do Estado no Período de agosto/78 a março/79.

        Aposentado do serviço público, é advogado militante e jornalista. No jornal A UNIÃO, foi redator, redator-chefe, secretário e diretor eventual; dedica-se à pesquisa histórica, publicando os seus trabalhos na imprensa local.

        Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano no dia 29 de Janeiro de 1993, sendo saudado pelo historiador Humberto Mello, seu colega de turma, e pelo presidente e escritor Joacil de Britto Pereira.

        No seu discurso de posse evidenciou a figura do paraibano Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, patrono da cadeira no 45, que passou a ocupar, fazendo, também, o elogio do historiador Maurílio Augusto de Almeida, a quem substituiu naquela cadeira.

        Na revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano mantém permanente participação, publicando artigos de interesses histórico, assim como continua atuando na imprensa local.

        Reeleito pela segunda vez, Dorgival atualmente ocupa a Vice-Presidência do Instituto Histórico.

        Pertence à Academia Paraibana de Letras, onde ocupa a cadeira nº 7, cujo patrono é o escritor Arthur Aquiles dos Santos, tendo ali ingressado em 17 de junho de 1999, quando foi saudado pelo acadêmico Luiz Gonzaga Rodrigues.

        São de sua autoria: NOÇÕES PRELIMINARES DE DIREITO AGRÁRIO, com várias edições, compêndio adotado na Universidade Federal da Paraíba, nos Institutos Paraibanos de Educação e na Universidade Estadual da Paraíba; CELSO MARIZ, na Coleção de Historiadores Paraibanos; GENTE DE ONTEM, HISTÓRIA DE SEMPRE, coletânea de reportagens sobre fatos merecedores de registro para a posteridade; PARAÍBA DE ONTEM, EVOCAÇÕES DE HOJE; DISCURSO DE POSSE NA APL.

        Recebeu do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano a Comenda do Mérito Cultural "JOSÉ MARIA DOS SANTOS" e da Academia Paraibana de Letras a Comenda AD IMORTALITATEM.

* Dados extraídos do Memorial do IHGP


BITS

- NOSSO confrade Luiz Augusto da Franca Crispim foi aprovado em 1º lugar no teste de seleção para o Mestrado de Direito.

- O CONSÓCIO Guilherme Gomes da Silveira d'Ávila Lins foi eleito Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

- EM ARACAJU, Sergipe, foi lançado mês passado o livro de poesias RETALHOS DA MINH'ALMA, de autoria do conterrâneo José Soares de Souza, nosso sócio correspondente residente naquele Estado.

- SERÁ no dia 15 de Julho próximo a sessão especial em homenagem póstuma ao nosso ex-confrade Wilson Nóbrega Seixas, ocasião em que será lançada uma plaqueta sobre sua vida e sua obra, constituindo-se no 15º volume da Coleção de Historiadores Paraibanos.

- INTEGRANDO atualmente o quadro de pesquisadores do NDHIR/UFPB, o consócio Guilherme d'Avila Lins proferiu, dia 9, a última aula do Curso de Turismo instituído por aquela universidade.

- O CONFRADE Arno Wehling, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi eleito sócio correspondente, no Brasil, do Instituto de Investigaciones de la Historia Del Derecho, da Argentina.

- ESTÁ programado para agosto o lançamento do 2º tomo de HISTÓRIA & DEBATE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, com trabalhos dos seguintes consócios: Fátima Araújo, Joacil de Britto Pereira, Terezinha de Jesus Ramalho Pordeus, José Octávio de Arruda Mello, Wellington Aguiar, Deusdedit de Vasconcelos Leitão, Hélio Nóbrega Zenaide e Luiz Hugo Guimarães. O livro é uma iniciativa do deputado Gervásio Maia, presidente da Assembléia Legislativa do Estado e coordenação de José Octávio de Arruda Mello.

- NOSSO sócio correspondente Victorino Coutinho Chermont de Miranda, diretor do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi eleito sócio Benemérito do PEN Clube.

- A SECRETARIA já está recebendo artigos para a revista n.º 36, já contando com trabalhos dos confrades Joacil Pereira, Joaquim Osterne Carneiro, Mário da Cunha Raposo, Guilherme d'Avila Lins, José Octávio de Arruda Mello, Luiz Hugo Gimarães, além dos colaboradores nossos sócios correspondentes Alberto Martins da Silva, de Brasília, Fernando Whitaker da Cunha, do Rio de Janeiro, e José Antônio de Ávila Sacramento, de São João d'el Rey, e Luiz de Barros Guimarães.

- A Comissão de Admissão de Posse já aprovou o parecer sobre a proposta do historiador Luiz de Barros Guimarães para preencher a vaga da cadeira nº 15, do quadro de sócios efetivos, devendo em breve ser convocada a assembléia geral para apreciar a matéria.

- NO Diário Oficial já foi publicado edital abrindo prazo para registros de candidatos à cadeira vaga nº 10, vaga com a morte de José Pedro Nicodemos.



NOTÍCIAS

WILSON SEIXAS

        O Conselho Estadual de Cultura, no dia 13 de maio, promoveu uma sessão especial com a participação de várias instituições culturais para prestar uma homenagem póstuma ao historiador Wilson Nóbrega Seixas, membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, recentemente falecido.

        Na ocasião falaram os conselheiros José Octávio de Arruda Mello e Luiz Hugo Guimarães, tendo o Dr. Antônio Chateaubriand Seixas, filho do homenageado, agradecido em nome da família.

LANÇAMENTO - 1

        Nosso confrade Nelson Coelho da Silva, atual Superintendente de Imprensa e Editora A UNIÃO, trouxe a lume seu novo livro sobre fatos da política paraibana - ESQUINA DO TEMPO -, lançado em sessão magna da Academia Paraibana de Letras.

        O novo livro teve como apresentador o jornalista Villas-Boas Corrêa.

LANÇAMENTO - 2

        No dia 10, na sede da Academia Paraibana de Letras, realizou-se uma sessão especial para promover o lançamento do livro ANOTAÇÕES PARA A HISTÓRIA DA PARAÍBA, I Tomo, de autoria do confrade Reinaldo de Oliveira Sobrinho, sócio do IHGP.

        O trabalho foi apresentado pelo acadêmico Joacil de Britto Pereira, presidente da Academia Paraibana de Letras.

LANÇAMENTO - 3

        Por ocasião da abertura da VIII FENART, no Espaço Cultural, o Instituto realizou o lançamento da sua Revista - a de nº 35 -, editada sob os auspícios, do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura do Estado, à frente o Professor Francisco de Sales Gaudêncio.

        Em seguida, no estande do IHGP ali instalado, também foi lançado o volume nº 14 da Coleção de Historiadores Paraibanos, focalizando a figura do historiador Irineu Ferreira Pinto, sócio fundador do Instituto.

LANÇAMENTO - 4

        Dia 24, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado, foi lançado o livro do confrade Luiz Nunes Alves, intitulado HISTÓRIA DA PARAÍBA EM VERSO, editado com o apoio do Banespa e do Unipê.

LANÇAMENTO - 5

        Também na Academia Paraibana de Letras, nosso confrade Manuel Batista de Medeiros lançou a plaqueta intitulada TRÊS DOCUMENTOS DA LITERATURA INDÍGENA DO SÉCULO XVII.

COM. DE HISTÓRIA

        Dia 4, sob a presidência do confrade Hélio Zenaide, reuniu-se a Comissão de História e Arqueologia do Instituto para apreciar a palestra do confrade Guilherme d'Ávila Lins sobre a historiografia do período holandês na Paraíba.



Voltar para boletins do IHGP

Voltar para Publicações do IHGP



| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |