INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO/IHGP
Fundado em 7 de setembro de 1905
Declarado de Utilidade Pública pela Lei no 317, de 1909
CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 0xx83 3222-0513
CEP 58.013-080 - Rua Barão do Abiaí, 64 - João Pessoa-Paraíba

| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |

CADEIRA Nº. 30

PATRONO: FRANCISCO LIMA

FUNDADORA: WALDICE PORTO

 

Waldice Mendonça da Silva Porto

WALDICE PORTO
FUNDADORA

 

WALDICE Mendonça da Silva PORTO nasceu em João Pessoa no dia 27 de outubro de 1937, filha de Francisco José da Silva Porto e Dª. Julieta Mendonça Porto.

Estudou o primário e secundário em João Pessoa, formando-se em Contabilidade pela Escola de Comércio “Epitácio Pessoa” e bacharelou-se em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba em 1971 – Turma “Paulo Morais Bezerril”. Possui, ainda, cursos de Extensão Universitária realizados na UFPB; I Encontro de Direito Romano, Medicina Legal, Novos aspectos do Direito Penal; participou do Simpósio sobre Direito Penitenciário.

Outros cursos: II Seminário de Cultura Brasileira; I Curso de Cultura Afro-Brasileira; aperfeiçoamento sobre História Colonial da Paraíba, em nível de Pós-Graduação; Curso de História da Paraíba; Atualização Didática da História e Geografia da Paraíba. Em todos os cursos teve atuação como expositora.

Waldice Porto entrou para o serviço público estadual em 1962 (interinamente); em 1963 foi nomeada com lotação na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Abastecimento; aposentou-se em 1956, como advogada, no Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba/INTERPA-PB. Ocupou vários cargos de Chefia; como advogada, participou em inquéritos administrativos na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Abastecimento, como membro e presidente de Comissões.

Exerceu importantes funções em outros órgãos públicos, entre os quais destacamos; na Secretaria Geral do Conselho Estadual de Cultura, 1973/1978; na Associação dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba – ASPEP, acumulando as funções de Secretária Executiva, Redatora-Secretária do jornal ASPEP e Secretária particular do Presidente Antônio Tancredo de Carvalho.

Pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado, esteve à disposição do IHGP, de 1963 a 1973.

Pertence aos quadros sociais da Associação Paraibana de Imprensa – API, na categoria militante, dês 1969; do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, desde 1971; da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (V Curso – 1976), da qual foi Secretária de Assuntos Culturais. Participou do IV Congresso Brasileiro de Crítica Literária, em Campina Grande - PB; dos Festivais de Verão de Areia (I e II, em Literatura); dos Encontros dos Institutos Históricos do Nordeste, em João Pessoa, Maceió e Natal.

Na FUNDAP/PB, participou de Seminários, principalmente como expositora (com um trabalho intitulado Ocupação do Território Paraibano”, depois transformado em livro, ainda inédito. Na ADESG, publicou o Manual da ADESG, em 1977, com a colaboração de Cândido Castelliano de Lucena.

Sua produção cultural se encontra nos jornais da terra A União, O Norte, Correio da Paraíba, A Imprensa, O Delta (jornal maçônico) e jornal Aspep e nas revistas Tambaú e do IHGP.

Publicou os trabalhos: Paraíba em Preto e Branco, 1976; Cônego Francisco Lima – Historiador e Humanista, vol. 11 da Coleção de Historiadores Paraibanos, 1999; Sonetos em Sonata – no jubileu de prata como associada efetiva do IHGP, 2001; Íntimas do Íntimo (poesias), 2004.

Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano no dia 27 de outubro de 1976, com a apresentação do ensaio antropo-sociológico Paraíba em Preço e Branco. Foi recepcionada pela confreira Rosilda Cartaxo, sendo agraciada com a Comendo do Mérito Cultural “José Maria dos Santos”.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Curriculum vitæ e arquivo particular da associada.

 

_________________________________________________________

 

FRANCISCO LIMA

PATRONO

 

FRANCISCO LIMA (Cônego) nasceu no dia 20 de agosto de 1903, em Caiçara, Paraíba, e faleceu em João Pessoa no dia 8 de junho de 1972. Era filho do agricultor Gabriel Gomes de Lima e Maria Francisca de Jesus, tendo sido criado por sua avó materna, Dª. Felipa, quando seu pai se mudou com a família para Pernambuco.

Fez o curso primário na cidade natal, vindo depois para a capital para estudar no Seminário da Paraíba. Fez o curso ginasial no Colégio Diocesano Pio X, recebendo, no final, Menção Honrosa e foi laureado por duas vezes com o Grande Prêmio, por seu ótimo desempenho no Colégio, como estudante. No Seminário não foi diferente. Realizou com brilhantismo os cursos de Filosofia e Teologia. Prosseguindo os estudos, bacharelou-se em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica do Recife; recebeu as Ordens Sacramentais em 12 de março de 1932, do Arcebispo da Paraíba, D. Adauto de Miranda Henriques.

Padre Lima foi Coadjutor da Paróquia de Campina Grande, Vigário de Alagoa Grande e da Paróquia de Areia; Diretor da Biblioteca Pública do Estado; Diretor do Colégio Pio XI, de Campina Grande e do Colégio Pio X, de João Pessoa. Exerceu também o magistério, lecionando Geografia, Corografia do Brasil, Português, Latim, História da Civilização e Didática Especial em colégios da capital, Campina Grande e Areia; ensinou Língua e Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia da Paraíba e no Instituto Nossa Senhora de Lourdes; Biologia, Apologética, Literatura Geral e História, no Seminário da Paraíba e Português no Liceu Paraibano.

Professor universitário e sacerdote foram a maior glória que alcançou como homem, afirmação feita pelo próprio Francisco Lima, em seu discurso de posse na Academia Paraibana de Letras, no dia 30 de agosto de 1959, quando fundou a cadeira nº. 31.

Era colaborador assíduo dos jornais e revistas da capital, das revistas da Academia Paraibana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, aonde chegou à Presidência (1962-1968).

Trabalhos publicados: D. Adauto – subsídios biográficos (3 vols.); Oração Fúnebre; Epitácio: Síntese biográfica; O Seminário Arquidiocesano da Paraíba e suas bodas de diamante; Crise da democracia brasileira; Instituições políticas do Brasil; Os cento e um anos do Liceu; História do Colégio Nossa das Neves; Vieira; A Igreja e as origens do homem; Todo poder vem de Deus; A Inquisição e a arte de furtar; A igreja – essa desconhecida; O apostolado do vigário; A ressurreição e a volta de Cristo; Crítica e crítico; O barroquismo no Brasil sob a égide da Filosofia; Os aspectos genealógicos da língua portuguesa.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Revista da APL, nº. 7, 1960.

Revista do IHGP, nº. 20, 1974.

PORTO, Waldice. Cônego Francisco Lima – Historiador e Humanista, João Pessoa, Coleção Historiadores Paraibanos, vol. 11, IHGP, 2000.