Instituto Histórico e Geográfico Paraibano

 

Relatório das atividades no ano 2008

 

João Pessoa – Paraíba

2008

 

Diretoria

2007/2010

 

Presidente:

LUIZ HUGO GUIMARÃES

 

Vice-Presidente:

HUMBERTO FONSÊCA DE LUCENA

 

Secretário Geral:

ITAPUAN BÔTTO TARGINO

 

1ª Secretária:

WALDICE MENDONÇA PORTO

 

2ª Secretária

MARIA BALILA PALMEIRA

 

Diretor de Atividades Culturais

GUILHERME G. DA SILVEIRA D’AVILA LINS

 

Tesoureiro:

ADAUTO RAMOS

 

____________________________________________________

 

Apresentação

 

 

Em atenção ao preceito estatutário estamos apresentando o Relatório anual das atividades do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 2008.

Continuou intenso o intercâmbio cultural do nosso Instituto com os demais co-irmãos e com outras instituições culturais, tendo nossa Biblioteca recebido quase dois mil usuários para pesquisas em nossa Biblioteca “Irineu Pinto” e sua hemeroteca, visando concluir cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), publicar livros e fazer trabalhos escolares.

A Biblioteca aumentou seu acervo com doação de cerca de 500 publicações, e sua hemeroteca continua recebendo os jornais A União, O Norte, O Contraponto, O Momento e o Jornal do Senado, tendo a lamentar a suspensão da cortesia do jornal Correio da Paraíba, cuja coleção fica desfalcada.

A “Coleção Paraibana” foi bastante aumentada, pois neste ano foi bastante intensa a produção cultural dos autores paraibanos, principalmente na área de História e Literatura.

Na categoria dos usuários do nosso acervo encontram-se estudantes da rede de ensino municipal, estadual e universitário, jornalistas, arquitetos, escritores e pessoas interessadas em leitura de modo geral.

O IHGP mensalmente recebe a visita de alunos das universidades, colégios e grupos escolares, acompanhados dos seus professores, principalmente daqueles ligados às áreas de História, Biblioteconomia e Arquivologia.    

Podemos destacar a intensa atividade intelectual dos nossos associados, que neste ano publicaram livros e participaram como palestrantes em vários eventos culturais no Estado, razão por que receberam Certificados de Reconhecimento por sua atividade cultural.

Tivemos alguns desfalques no nosso quadro social. Lamentamos o falecimento de Altimar de Alencar Pimentel e Afonso Pereira da Silva, do quadro de sócios efetivos, e de Odilon Nogueira de Matos, de Campinas (SP), Francisco da Silva Nobre (RJ) e Célia Camará Ribeiro (RJ).

Nesse período ingressou no quadro de sócios efetivos o acadêmico e historiador Otávio Augusto Sitônio Pinto, que sucedeu ao confrade Amaury de Araújo Vasconcelos.

Nosso Boletim Informativo mensal completou em dezembro 16 anos de sua publicação e lançamos a Revista nº. 40, publicada pela Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, graças ao apoio do magnífico Reitor Rômulo Soares Polari.

O site do Instituto – www.ihgp.net – tem atualização permanente, sendo bastante visitado pelos internautas, através do qual fazem consultas e lêem nossas publicações.

Registramos, a seguir, mês a mês, um resumo das atividades do Instituto e dos seus associados.

 

João Pessoa, dezembro de 2008.

 

Luiz Hugo Guimarães

Presidente

 

____________________________________________________________

 

 

Movimentação do Instituto

 

Janeiro – abril/2008

 

Embora em recesso durante o mês de janeiro, o Instituto participou das homenagens in memoriam ao ex-presidente do IHGP Clóvis dos Santos Lima realizadas na sede do Tribunal Regional do Trabalho, onde, em nome do Instituto, falou o presidente Luiz Hugo Guimarães, ocasião em que apresentou uma plaqueta sobre o homenageado.

No Arquivo Afonso Pereira, em 26.01.2008, foi lançado o livro Noventa Anos de Afonso Pereira, que contém a narração da intensa trajetória do consócio Afonso Pereira da Silva como professor, político, poeta e educador, que fundou mais de 100 escolas, ginásios, colégios e faculdades na Paraíba.

Em fevereiro ocorreu o falecimento do associado Altimar de Alencar Pimentel, historiador e especialista de renome nacional em folclore. Faleceu também nosso sócio correspondente Odilon Nogueira de Matos, da PUC de Campinas (SP).

O Instituto recebeu a visita dos alunos de História e Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, acompanhados pela professora e Pró-Reitora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, que é nossa associada.

Em março, a professora Juciene Ricarte Apolinária, da Faculdade de Campina Grande, visitou o acervo do Instituto acompanhada dos seus alunos de História. Como de costume, os visitantes foram recebidos pelo presidente do Instituto, que fez breve palestra sobre as atividades e o acervo do IHGP.

Em sessão especial, dia 7, o escritor e historiador General-Médico Alberto Martins da Silva, nosso sócio correspondente pertencente ao Instituto Histórico do Distrito Federal, lançou na sede do Instituto seu livro General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército.

Também nosso sócio correspondente Melquíades Pinto Paiva, residente no Rio de Janeiro, lançou o livro Trabalhos esparsos, agora reunidos, uma coletânea dos seus trabalhos publicados durante 50 anos de sua produção intelectual.

Nosso consócio José Octávio de Arruda Mello lançou seu novo livro História do Direito e Política. Também nosso associado Itapuan Bôtto Targino lançou seu livro Manual do Cerimonial, matéria em que se tornou especialista.

Em abril, no dia 11, nosso consócio Luiz Augusto Crispim lançou seu livro O herói sem rosto, um romance numa cidade fictícia, onde os acontecimentos se identificam com o Brasil.

Na Academia Paraibana de Letras, com a participação do Instituto, foi prestada homenagem póstuma ao ex-associado Altimar de Alencar Pimentel, recentemente falecido. Na ocasião o confrade Luiz Hugo Guimarães lançou uma plaqueta sobre a vida e obra do homenageado.

 

Maio – agosto/2008

 

O Instituto se associou às comemorações do centenário da fundação do jornal O Norte, que foi fundado pelos ex-associados Oscar Eugênio Soares e Órris Soares.

Dia 7 de maio, o consócio Luiz Hugo Guimarães lançou seu livro Eles se foram, mas continuam na minha lembrança, trabalho que contém o perfil de 18 ilustres paraibanos já falecidos que se destacaram na cultura, na política, na imprensa e no magistério.

No dia 15 o associado Evandro da Nóbrega Dantas lançou seu livro Brasão d’Armas do Judiciário da Paraíba, com apresentação do confrade Luiz Hugo Guimarães e introdução da confreira Natércia Suassuna Ribeiro Coutinho.

Nosso consócio Guilherme Gomes da Silveira d’Avila Lins, dia 9, foi empossado na Academia Paraibana de Letras, onde passou a ocupar a cadeira nº. 19, sendo saudado pelo historiador e acadêmico Manuel Batista de Medeiros, também nosso associado.

Em Areia, o IPHAN e a Prefeitura local inauguraram o Ponto de Cultura “Viva o Museu”, tendo o Instituto se representado pelo consócio Francisco Tancredo Torres.

No mês de maio, várias visitas foram feitas ao Instituto por universitários acompanhados dos professores de suas disciplinas, que vieram conhecer o acervo e a organização do IHGP.

Estiveram na nossa sede alunos da UFPB, do Departamento de História, campus I; da UEPB, campus de Mangabeira, do Departamento de Arquivologia; da UEPB, Campina Grande, dos formandos em História; da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de História.

Nosso consócio Nivalson Fernandes de Miranda (14 de maio), durante a realização da FENART, fez uma exposição dos seus trabalhos sob o título “Roteiro dos Engenhos de cana de açúcar da Paraíba e Pernambuco”.

No Rio de Janeiro, faleceu o nosso sócio correspondente escritor Francisco Silva Nobre, ex-presidente da Federação das Academias de Letras Brasileiras e da Academia Carioca de Letras.

Em junho, faleceu nosso consócio Afonso Pereira da Silva, que ocupava como fundador a cadeira n°. 11, cujo Patrono é o padre Manuel Otaviano.

O consócio Flávio Sátiro Fernandes, dia 15, lançou dois livros de sua autoria: O Passarinho e a Flauta (Poesias) e Subsídios para a História do Ginásio Diocesano de Patos.

No dia 19, o consócio Ascendino Leite foi homenageado no Centro Cultural “Joacil Pereira” pela passagem dos seus 93 anos de vida, ocasião em que foi lançada a 3ª edição do seu livro Biografia Crucial ou os Dias MemoráveisJornal Literário, o qual foi apresentado pelo acadêmico Hildeberto Barbosa Filho. Em nome do Instituto falou o consócio Luiz Hugo Guimarães.

Na Casa da Cultura, na cidade de Monteiro,o consócio José Octávio de Arruda Mello pronunciou palestra sobre o ex-Deputado Federal Arnaldo Bezerra Lafayette, pertencente a tradicional família daquela cidade.

Em junho realizou-se em Juiz de Fora (MG) o evento “Memória 2008 – VI Seminário de Museologia, História e Documentação, que teve a participação do consócio Itapuan Bôtto Targino no painel “Memória e Cultura”.

Em julho, o consócio Wellington Aguiar, durante as homenagens prestadas no aniversário da morte do Presidente João Pessoa, lançou nova edição do seu livro João Pessoa – O Reformador.

Nosso confrade Adauto Ramos lançou mais uma plaqueta em sessão do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, do qual é 1º Vice-Presidente. Seu novo trabalho é intitulado Engenho Itapuá – Roteiro para a sua história.

De 7 a 8, no auditório do SEBRAE, realizou-se o Curso de História Militar promovido pelo comandante do 16º RECMEC, Ten. Cel. Nilton José Batista Moreno, com o apoio do I Grupamento de Engenharia, Universidade Federal da Paraíba e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.  Nosso consócio Luiz Hugo Guimarães, representando o IHGP, pronunciou palestra abordando o tema  O  Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Em agosto, a professora de História da Universidade Federal da Paraíba Regina Célia Gonçalves foi eleita para ocupar a cadeira n°. 10, do Quadro de Associados Efetivos, sucedendo o ex-associado Altimar de Alencar Pimentel, recentemente falecido.

De férias, esteve em visita ao Instituto o escritor Christian Colas, nosso sócio correspondente em Paris. Recebido pelo presidente Luiz Hugo, Colas ofertou seu mais recente trabalho publicado no caderno 14 das Edições Sorbone, intitulado Voies du paysage – Representation du monde lusophone, sobre as paisagens brasileiras pintadas por Franz Post.

Faleceu, em Niterói (RJ), a escritora paraibana Célia Camará Ribeiro, que pertencia ao Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e era nossa sócia correspondente.

No auditório da Universidade Federal da Paraíba foi lançado o livro A Lição de Serafim Martinez, de autoria do consócio Itapuan Bôtto Targino, que registrou a trajetória do professor Martinez, fundador da Escola de Engenharia da Paraíba.

Em Campinas (SP), nosso sócio correspondente Expedito Ramalho de Alencar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, lançou seu livro História Contemporânea de Campinas; também nossa sócia correspondente Ivanilde Baracho de Alencar lançou o livro Romanceiro de Pedro I e Leopoldina – 1808 – 1834, 12º trabalho sobre Romanceiros.

 

Setembro/dezembro-2008

 

A 4 de setembro, a Academia Paraibana de Letras e o Instituto, em conjunto, promoveram sessão especial para prestar homenagem póstuma ao escritor e historiador Afonso Pereira da Silva, falecido em junho.

Nossas confreiras Regina Célia Gonçalves e Rosa Maria Godoy Silveira foram designadas para vice-coordenadora da Comissão de Seleção de Mestrado-2009 da Universidade Federal da Paraíba e membro da Comissão de Seleção, respectivamente.

No dia 10, na sede local do Ministério da Fazenda, foi comemorada a passagem dos 200 anos da criação daquele Ministério. Foi palestrante oficial do evento o consócio Luiz Hugo Guimarães.

Ainda em setembro, o consócio Adauto Ramos lançou uma plaqueta intitulada Centenário da queda do primeiro Governo Republicano da Paraíba.

Em outubro, dia 10, o acadêmico e historiador Otávio Augusto Sitônio Pinto tomou posse como sócio efetivo do Instituto, sendo saudado pelo consócio Guilherme Gomes da Silveira d’Avila Lins. O novo sócio sucedeu ao historiador Amaury de Araújo Vasconcelos, passando a ocupar a cadeira n°. 42, que tem como Patrono o historiador Horácio de Almeida.-.

De 21 a 23, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro realizou o IV Colóquio dos Institutos brasileiros, dentro das comemorações do 170º aniversário da fundação do IHGB e da passagem dos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil.

Por solicitação da Presidência do Instituto o Reitor Rômulo Polari, da Universidade Federal da Paraíba, autorizou que a Editora Universitária publicasse nossa Revista nº. 40, que deverá ser lançada em dezembro.

Dia 17 foi eleito o arqueólogo e antropólogo Carlos Alberto Azevedo para ocupar a cadeira n°. 11 do Quadro de Sócios Efetivos, vaga com o falecimento do historiador Afonso Pereira da Silva.

A confreira Glauce Maria Navarro Burity lançou seu livro A presença dos franciscanos na Paraíba, através do Convento Santo Antônio, uma edição ampliada e atualizada, que teve a apresentação pelo Arcebispo D. Aldo Pagotto.

O consócio Altimar Cleto Milanez Pinto promoveu o lançamento do seu livro Paraíba Republicana – 1889-1930, o qual foi apresentado pelo confrade Luiz Hugo Guimarães.

Na cidade de Santa Rita o Lions Club comemorou a passagem dos 15 anos da fundação do Fórum de Debates “Antônio Teixeira”, tendo como palestrantes nossas consócias Martha Maria Falcão de Carvalho Santana e Natércia Suassuna Dutra Ribeiro Coutinho.

No Seminário promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado sobre “Arquivo e Memória do Poder Judiciário” nossas associadas Rosa Maria Godoy Silveira e Lúcia de Fátima Guerra Ferreira participaram de painéis.

No dia 5 de novembro, no Hotel Caiçara, foi empossada a nova Diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo Paraíba, que ficou assim constituída: Presidente - Joaquim Osterne Carneiro; Secretária Geral – Socorro Silva de Aragão; 1ª Secretária – Neide Medeiros Santos; 2ª Secretária – Eliane de Souza Castro; e Tesoureira – Natércia Suassuna Dutra.

Durante a sessão foram empossados aos novos associados Marco Di Aurélio, Maria Lindalva Xavier Amaro e Ana Isabel Souza Leão Andrade. Houve também a exposição da “Galeria dos Acadêmicos”, pintura da acadêmica Fran Lima e o lançamento da revista nº. 2.

Na Fundação Casa de José Américo, dia 12 de novembro, o consócio José Romildo de Souza lançou seu livro O Álbum do Futebol + 90 Minutos – História do Futebol de Patos, em 2ª edição aumentada e atualizada. A obra foi apresentada pelo consócio Flávio Sátiro Fernandes.

De 3 a 5 de novembro o consócio Itapuan Bôtto Targino participou, em Campos de Jordão (SP), do IX Congresso Internacional de Protocolo e do XV Congresso Nacional de Cerimonial Público, onde fez palestra sobre Roteiros de Solenidades. Ainda em novembro, de 27 a 29, esteve presente ao X Seminário sobre Preservação e Revitalização Ferroviária, onde atuou como Coordenador.

De 15 a 17, em Princesa Isabel, realizou-se o II Fórum Municipal de Educação e Cultura em comemoração aos 87 anos da emancipação daquela cidade, tendo a consócia Natércia Suassuna Dutra representado o Instituto.

No “Encontro Cultural” da cidade de Sapé, dia 18, o confrade Adauto Ramos proferiu palestra sob o título Sapé e sua cultura.

Dia 20, Flávio Sátiro Fernandes recebeu a Medalha do Mérito Judiciário, que lhe foi outorgada pelo 13º Tribunal Regional do Trabalho, sediado na Capital.

De 20 a 21, o Departamento de Cultura e Memória da Assembléia Legislativa do Estado promoveu um Seminário Parlamentar com o objetivo de colher depoimentos para a História da Assembléia.

Participaram do evento como expositores os consócios Flávio Sátiro Fernandes, Joaquim Osterne Carneiro, José Octávio de Arruda Mello, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e Luiz Hugo Guimarães e como debatedores Adauto Ramos, Humberto Fonsêca de Lucena, Evandro Dantas da Nóbrega, Joacil de Britto Pereira e José Romildo de Souza.

A 06 de dezembro registramos com pesar o falecimento do consócio Luís Augusto da Franca Crispim, 63 anos, que ocupava a cadeira nº 09, cujo Patrono é o naturalista Manoel Arruda Câmara. Crispim ingressou no IHGP a 28 de maio de 1993.

Na mesma data o Instituto Histórico Geográfico do Cariri comemorou o terceiro ano de sua fundação com uma sessão solene, tendo o IHGP se feito representar pela historiadora Natércia Suassuna  Dutra.

Em 09 de dezembro o consócio Manoel Batista de Medeiros foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado, que lhe concedeu a Medalha Epitácio Pessoa, maior condecoração daquela instituição.

No dia 19 de dezembro foi lançado no Salão Nobre do Instituto o livro O processo histórico do Fisco Paraibano de autoria de Maria José Teixeira Lopes e José Galdino Filho, dentro das comemorações dos 80 anos da criação do fisco da Paraíba.

Em 20 de dezembro realizou-se, na sede do Instituto, a confraternização dos associados, ocasião em que vários sócios foram agraciados com Certificados de Reconhecimento por sua participação nas atividades culturais.

O ponto alto da sessão extraordinária foi o lançamento da Revista nº. 40, publicada pela Editora Universitária, com apoio do Reitor Rômulo Soares Polari, da Universidade Federal da Paraíba.

A Revista contém ensaios dos consócios Adauto Ramos, Joacil de Britto Pereira, Joaquim Osterne Carneiro, José Octávio de Arruda Mello, Marcus Odilon, Martha Falcão, Natércia Suassuna Dutra e Luiz Hugo Guimarães e artigos de vários sócios correspondentes.

 

Luiz Hugo Guimarães

Presidente

 

 

biblioteca “irineu pinto”

Documentos recebidos

2008

 

 

fev

mar

abr

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

Livros

31

19

14

14

05

15

23

15

09

05

Periódicos

09

20

14

30

14

38

23

22

19

45

Plaquetas

02

03

-

03

01

02

10

02

03

03

Total

42

42

28

47

20

55

56

39

31

53

Total geral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

413