INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO/IHGP
Fundado em 7 de setembro de 1905
Declarado de Utilidade Pública pela Lei no 317, de 1909
CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 0xx83 3222-0513
CEP 58.013-080 - Rua Barão do Abiaí, 64 - João Pessoa-Paraíba

| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |

Luiz Hugo Guimarães (1925-2009)

LUIZ HUGO GUIMARÃES nasceu no dia 1º de maio de 1925, em João Pessoa, filho de Pedro Fernandes da Silva Guimarães e Dª. Alexina da Cunha Medeiros Guimarães. É casado com Laís Peixoto Guimarães, de cuja união tem os filhos Luiz Hugo Filho e Ricardo Luiz, e os netos Geffe, Sammy, Daieny, Keity, Kelli, Stephanie, Yasmin, Geime, Rebeca.

Fez o curso primário em escolas particulares e escolas públicas, concluindo-o no Colégio Pedro II de Natal, RN, onde se preparou para os exames de admissão ao Atheneu Norte-riograndense. Aprovado nesse exame, transferiu-se para o Liceu Paraibano, iniciando seu curso de humanidades em 1936, ano do centenário daquele tradicional educandário, concluindo-o em 1940, já no prédio do Instituto de Educação construído no Governo Argemiro de Figueiredo. Fez uma pausa nos estudos, retornando mais tarde para concluir o Curso Clássico, em 1950. No ano seguinte ingressava na Faculdade de Direito da Paraíba, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1955, como integrante da turma pioneira de Direito na Paraíba, tendo sido o orador da turma.

Iniciou sua vida profissional como auxiliar de revisor, em 1941, no jornal A União, passando logo a redator até 1944, quando teve que se afastar para estagiar no 15º Regimento de Infantaria como Aspirante a Oficial. Ao deixar o Exército, assumiu o cargo de escriturário na agência do Banco do Brasil, em Natal, RN, onde ingressou por concurso. Naquele banco oficial também serviu nas agências de João Pessoa, Guarabira, Porto Velho e Recife, sendo aposentado em 1970, por decreto com base no AI-5.

Como bancário, participou ativamente do movimento sindical, tendo sido Presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba por quatro mandatos; Vice-Presidente da Federação dos Bancários do Norte-Nordeste; Delegado junto à Confederação Nacional dos Bancários; juiz classista da Junta de Conciliação e Julgamento de João Pessoa, por 12 anos; membro da Comissão de Salário Mínimo por seis anos; assessorou o Governo Pedro Gondim, no setor de Previdência e Trabalho, quando o Presidente Jânio Quadros instalou o Governo da República em João Pessoa. Colocado à disposição pelo Banco do Brasil, Luiz Hugo serviu no Gabinete do Vice-Presidente João Goulart e, posteriormente, convocado pelo Ministro Hermes Lima, Chefe da Casa Civil do Presidente João Goulart, serviu na Assessoria Sindical de Jango.

Com o movimento militar de 1964, Luiz Hugo foi cassado no primeiro listão, em 10 de abril, tendo os direitos políticos suspensos por 10 anos. Em 2003 foi considerado anistiado político.

Lecionou Português no Ginásio Lins de Vasconcelos, do professor Nery, e, em 1959, ingressou no magistério superior como professor da disciplina de Instituições de Direito Social, na Faculdade de Ciências Econômicas, a qual foi federalizada em 1961 com a constituição da Universidade Federal da Paraíba. Na UFPB, participou do Departamento de Direito Público e fez parte do Conselho Universitário. Foi demitido da Universidade em setembro de 1964 por decreto do Presidente Castelo Branco. 15 anos depois, em 1979, com a Lei de Anistia, retornou às funções de catedrático da UFPB, lecionando Direito Administrativo do Trabalho e Instituições de Direito Público e Privado, no Departamento de Direito Público e Mercado Financeiro e de Capitais, no Departamento de Economia. Aposentou-se em 1998, como Professor Titular, retide.

Sua vida esportiva foi intensa. Praticou atletismo, futebol, voleibol, basquete e tênis. Foi campeão de salto em altura, 1940; campeão de basquete, em 1948. Pelo Governador José Américo, foi nomeado membro do Conselho Regional de Desportos; durante oito anos foi Presidente da Federação Atlética Paraibana, que controlava os desportos amadores; e, durante cinco anos, Presidente da Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos.

No interregno do período da ditadura, exerceu várias atividades: corretor de investimentos, assessoria empresarial, agente de publicidade, advocacia trabalhista e promoveu cursos de Liderança e Relações Públicas e Humanas para estabelecimentos bancários do Recife.

Sempre esteve ligado ao jornalismo, pois desde seu ingresso no jornal A União, sentiu que essa seria sua vocação maior. No Banco do Brasil, fundou a Revista AABB; no Sindicato dos Bancários, fundou o jornal Gazeta Bancária; escreveu na revista Manaíra; foi redator do jornal Evolução, de Campina Grande, dirigido por Lúcio Rabelo; foi repórter do Correio da Paraíba, no ano de sua fundação, sob a direção de Afonso Pereira; foi editor e redator do Jornal de Agá em sua primeira fase; manteve uma coluna diária, por dois anos, no jornal O Norte sobre “Previdência e Trabalho”; durante quatro anos foi Secretário e depois Bibliotecário da Associação Paraibana de Imprensa, sob a presidência de José Leal.

Pertence ao Rotary International desde 1948, tendo sido Presidente dos Clubes João Pessoa e João Pessoa-Sul, Governador de Distrito no período 1984/85, membro de vários comitês internacionais, tendo representado o Distrito no Conselho de Legislação do Rotary International realizado em Anaheim, Califórnia, em 1992.

Condecorações e títulos honoríficos: Medalha de Mérito na Segurança do Trabalho, conferida pelo Ministro do Trabalho, 1959; Medalha do 1º Centenário da Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, Manaus, 1973; Medalha de ouro do Jubileu de Ouro do Rotary Club do Recife, 1981; Medalha de ouro Paul Harris Fellow, conferida pelo Rotary International, 1985; Medalha de ouro do Jubileu de Ouro da Justiça do Trabalho, outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho, 1991; Comenda e Medalha do Mérito Cultural “José Maria dos Santos”, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, 1991; Medalha do Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1994; Medalha como sócio Benemérito da Academia Paraibana de Música, 1995; Diploma de Colaborador Emérito do Exército, 2001; Medalha de ouro Dom Helder Câmara, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, 2004; Medalha de ouro “Américo Falcão”, outorgada pela Prefeitura Municipal de Lucena, 2005.

Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, no período 2001/2003. Pertence ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, do qual é Vice-Presidente; é membro da Comissão de Honra criada pelo Governador Cássio Cunha Lima para a escolha dos homenageados com a Medalha “Filipéia de Nossa Senhora das Neves”; é membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo da Paraíba; sócio da Associação Paraibana de Imprensa; sócio correspondente da Academia Carioca de Letras e da Academia de História do Amazonas; sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e dos Institutos de São Paulo, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Sorocaba (SP); Niterói e Petrópolis (RJ).

Trabalhos publicados: Projeção, Jornal de Agá, 1976; 1964 - Recordações da Ilha Maldita, Grafset, 1988; História do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Editora Universitária, 1998; Historiografia Municipal da Paraíba, 1998; Maximiano Lopes Machado – Primeiro Historiador da Paraíba, Empório dos Livros, 1999; Historiografia Municipal da Paraíba, Empório dos Livros, 1999; General Aurélio de Lyra Tavares, IHGP, 1999; A Conquista da Paraíba (Conferência no Simpósio Momentos Fundadores da Formação Nacional – IHGB – Rio de Janeiro), IHGP, 2000; Napoleão Laureano (Série Histórica – Paraíba - Nomes do Século), vol. 20, A União Editora, 2000; Crônica do Tempo Distante (Memórias), SEC/PB, 2001; Raízes do Regional (participação no II Colóquio Nacional de Institutos Históricos, IHGP, 2001; O Caminho das Águas de Campina Grande, A União Editora, 2001; Domingos de Azevedo Ribeiro - Historiador e Musicólogo, IHGP, 2001; Deusdedit Leitão – Historiador e Genealogista, IHGP, 2001; Rosilda Cartaxo – Historiadora do Sertão, IHGP, 2001; Cônego Florentino Barbosa, IHGP, 2001; Francisco Coutinho de Lima e Moura, IHGP, 2002; Irineu Ferreira Pinto, IHGP, 2002; José Pedro Nicodemos, IHGP, 2002; Wilson Nóbrega Seixas, IHGP, 2002; Alcides Bezerra – Historiador e Filósofo, IHGP, 2002. 1964 – Recordações da Ilha Maldita, 2ª. edição, FUNESC, 2002; Fernando Melo do Nascimento, IHGP, 2002; Cônego Francisco Lima – Padre, Historiador e Mestre, Pontes da Silva, 2003; Joacil de Brito Pereira – 80 Anos, IHGP, 2003; Quadro Social do IHGP – Memória, IHGP, 2004.

Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 22 de agosto de 1991, sendo recepcionado pelo historiador Cláudio Santa Cruz Costa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Curriculum vitæ elaborado pelo associado.

Arquivo do IHGP.

Clique aqui e veja mais sobre Luiz Hugo Guimarães

_____________________________________________________