| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |



GALERIA DOS SÓCIOS
Cadeira no 47

* PÉRICLES SERAFIM

          Péricles Vitório Serafim nasceu da Fazenda "Cantinhos", no dia 26 de julho de 1939, em Lagoa do Remígio, Distrito de Areia, Paraíba; filho de Pedro Serafim dos Santos e Sisinia Cabral Vitório Serafim. É casado com Suely da Cunha Paiva Serafim e tem quatro filhos: Péricles Filho, Cristiana, Ana Suely e Gianna.

          Fez o curso primário na Escola Pública de Remigio; o curso secundário e o científico realizou no Colégio pio X, De João Pessoa. Em 1964 formou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Como demonstrasse sensibilidade para as letras e o dom da retórica, foi escolhido orador oficial de sua turma. Mantém, até hoje essa característica de orador fluente.

          Pesquisador cioso, vem realizando pesquisas não só na área médica, mas também em Genealogia e História.

          Além da simples graduação em Medicina, possui vários outros cursos feitos no Brasil, Europa e Estados Unidos. Destacamos alguns deles: atualização em Otorrinolaringologia, 1963; curso de Otologia, no Otologic Medical Group de Los Angeles, 1968; Alergia em Otorrinolaringologia, Brasília e Rio Grande do Sul; atualização em Audiologia Clínica, Rio; Microcirurgia do Ouvido, EUA, 1970; Problemas da Voz, Argentina, 1970; Patologia da Boca, Rio, 1972; curso no Centro de Investigações Estato-Acusticas de Madrid, Espanha; curso sobre diagnóstico Audiológico Y Adaptacion de Protesis Auditivas, 1974; Certicacion Academica Personal da Carrera de Doctorado da Universidade Complutense de Madrid - 2ª Faculdade de Medicina, 1973/74; estagiário do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha de Barcelona, 1974.

          Além dos Cursos em sua especialidade, fez Curso de Capacitação em Planejamento de Saúde, pela Organização Pan-americana de Saúde e Sudene, no Recife; Curso de Segurança e Higiene do Trabalho, em Madrid; Curso de Administração em Saúde Pública pelo Departamento de Agência Estatal para o Desenvolvimento Internacional, nos Estados Unidos; e Curso de Jornalismo Industrial pela Universidade Católica de Pernambuco.

          No decorrer de sua vida profissional, Péricles Serafim tem participado de incontáveis Congressos, Seminários, Ciclos de Estudos e Simpósios na área de sua especialidade, realizados no Brasil e no exterior, sempre apresentando com sucesso trabalhos científicos.

          É membro da Associação Médica da Paraíba e da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia, das quais foi presidente. É sócio de várias associações médicas internacionais. Pertence à Academia Paraibana de Medicina, onde ocupa a cadeira nº 11, cujo patrono é o médico Flávio Ferreira da Silva Maroja.

          Sua vocação como escritor vem desde os tempos em que participava do "Clube 13 de Maio", de Areia, e quando era acadêmico da Arcádia Pio X, grêmio literário existente no Colégio dos Maristas, onde fez o curso secundário.

          Tem várias publicações em jornais locais, destacando-se O SOLITÁRIO DE FLORENÇA, sobre a vida de Pedro Américo(O NORTE, 1989). É o autor do livro REMÍGIO - BREJOS E CARRASCAIS, uma pesquisa histórica publicada em 1992.

          Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 23 de julho de 1993, na cadeira nº 47, cujo patrono é o escritor Pedro Baptista, e foi saudado pelo historiador Maurílio Augusto de Almeida. Na Diretoria do Instituto exerceu o cargo de Tesoureiro e atualmente é membro da Comissão Permanente de Geografia e Ecologia.

          Possui a Comenda do Mérito Cultural "José Maria dos Santos", que lhe foi outorgada pelo IHGP.

* Extraído do Memorial do IHGP.



BITS

- O VIII FENART alcançou pleno êxito com realização dos nove dias de suas atividades culturais (24.5 a 1º.06/2002), envolvendo cinema, música, literatura, dança, teatro, artes plásticas, fotografia, conferências e debates.

          Como nos anos anteriores, o Instituto participou com um estande com painéis expondo suas atividades, além da exposição de publicações do Instituto e de seus associados.

- O JORNALISTA Nelson Coelho da Silva, nosso consócio, foi homenageado no dia 12, no Teatro Santa Roza, pela Assembléia Legislativa do Estado, que lhe concedeu a Comenda do Mérito Jornalístico e a Medalha Antônio Mariz.

- VISITE o site do Instituto Histórico na Internet e faça suas sugestões. Basta acessar http://ihgpb.vila.bol.com.br.

- COMUNIQUE-SE com o Instituto através do e-mail: ihgpb@bol.com.br


PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

O GRANDE DESAFIO BRASILEIRO - Guerra Civil 1892/5, de Davis Ribeiro de Sena;

DO SERTÃO DO LITORAL, de Luiz Nogueira;

TEATRO A BORDO DE NAUS PORTUGUESAS, Séculos XV, XVI, XVII, XVIII, de Carlos Francisco Moura;

PEDRA BRANCA - História e Poesia, de Geraldo Teotônio dos Santos;

CORREIO BRAZILIENSE ou ARMAZEM LITERÁRIO(9 vols.), de Hypólito José da Costa;

JAYME DE ALTAVILA - Evocação, de Moacir Medeiros de Sant'Ana;

A FAMÍLIA MARANHÃO - Do Cunhaú a Matary, de Paulo Maranhão;

RAÍZES IBÉRICAS, MOURAS E JUDAICAS DO NORDESTE, de Maria de Lourdes Nunes Ramalho;

CABEDELO(vol. 1), de Altimar de Alencar Pimentel;

HISTÓRIA DE DUAS VIDAS - ADÍLIA E NATÉRCIO, de Natércia Suassuna Dutra Ribeiro Coutinho;

GUIA DE FONTES PARA A HISTÓRIA DO BRASIL HOLANDÊS , do Ministério da Cultura;

POESIA COMPLETA, v. I e II, de Luiz Delfino;

CENTENÁRIO DE FRANCISCO DE ANDRADE CARNEIRO, de Joaquim Osterne Carneiro;

TRÊS DOCUMENTOS DA LITERATURA INDÍGENA DO SÉCULO XVII, de Manuel Batista de Medeiros;

PRINCESA ISABEL: SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICO/ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA, HISTÓRIA DA PARAÍBA EM VERSO (2a. ed.) e COISAS DE MINHA SALA, de Luiz Nunes Alves;

PEDRO AMÉRICO, de Tancredo Torres;

RETALHOS DE MINH'ALMA, de José Soares de Souza;

CRÔNICA DO TEMPO DISTANTE, CÔNEGO FLORENTINO BARBOSA, FRANCISCO COUTINHO DE LIMA E MOURA e IRINEU FERREIRA PINTO, de Luiz Hugo Guimarães;

ACONTECEU EM PINDORAMA (Curiosidades Históricas), de Expedito de Alencar Ramalho;

SONHOS DE PRIMAVERA, de Ivanilde Baracho de Alencar;

PADRE JOÃO BAPTISTA DA FONSECA - Revolucionário de 1817, de Alberto Martins da Silva;

ALIENADOS E SUBVERSIVOS - A Aventura Estudantil (1950 - 1999), de Cláudio José Lopes Rodrigues;

HISTÓRIA DA POLÍTICA DE SERGIPE , v. VI, de Ariosvaldo Figueiredo;

JOÃO ANTÔNIO, Repórter de Realidade, de Carlos Alberto Farias de Azevedo Filho;

EU EM MIM , de Yolanda Queiroga de Assis;

ALCIDES CARNEIRO, o que foi esquecido...

AO LONGO DA VIDA, de Solidônio Lacerda;

A QUESTÃO NORDESTINA E A AGRICULTURA REGIONAL, de José de Oliveira Costa;

OS MALES DA POBREZA (Poesia) e CAPITÃO COSTA (Manoel da Costa Cunha Lima) dentro e fora da Revolução de 1817, de Cunha Lima (José);

PENSAMENTOS DE ASSIS CHATEAUBRIAND, v. 33; MEMÓRIAS DO XXI INSTITUO ROTÁRIO DO BRASIL; DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE SÓCIOS ESTRANGEIROS (SÉCULO XIX), v. 1, do IHGB.


NOTÍCIAS


NOVO SÓCIO

          Em assembléia geral de 1º de junho foi eleito para o quadro de Sócios Efetivos do Instituto o historiador Luiz de Barros Guimarães. Ele ocupará a cadeira nº 15, que tem como patrono o ex-governador da Província Fernando Delgado Freire de Castilho, vaga com o falecimento do historiador Wilson Nóbrega Seixas.

CADEIRA N º 10

          Terminado o prazo para registro de candidatos à vaga da cadeira nº 10, do quadro de Sócios Efetivos do IHGP, foi inscrito apenas o historiador, folclorista e teatrólogo Altimar de Alencar Pimentel. O processo encontra-se na Comissão de Admissão de Sócios para oferecer parecer.

MODERNIZAÇÃO

          O Presidente do Instituo firmou contrato com a firma ACECO - Produtos para Escritório e Informática Ltda., de São Paulo, visando a modernização e restauração da Biblioteca "Irineu Pinto" cujas estantes atuais serão substituídas por arquivos deslizantes.

          Durante a execução da reforma o expediente de consulta será suspenso. A conclusão dos trabalhos está prevista para o final de julho.

REVISTA 35

          Conforme anunciamos, foi lançada, dia 24, a Revista do IHGP nº 35, editada pelo Departamento de Produção Gráfica da Secretaria da Educação e Cultura do Estado, dirigida pelo professor Francisco de Sales Gaudêncio.

          O lançamento ocorreu durante a abertura do VIII FENART na Fundação Espaço Cultural "José Lins do Rego", com a presença de vários associados.

COLEÇÃO

          Na ocasião do lançamento da Revista, também foi apresentada a plaqueta nº 14, da Coleção de Historiadores Paraibanos editadas sob a responsabilidade do IHGP.

          A plaqueta nº 14 aborda a vida e obra do historiador IRINEU FERREIRA PINTO, de autoria do confrade Luiz Hugo Guimarães.

PEDRO GONDIM

          Está em pauta, na A UNIÃO Superintendência de Imprensa e Editora, o lançamento da publicação intitulada PEDRO GONDIM, de autoria do consócio Hélio Nóbrega Zenaide.

WILSON SEIXAS

          Será a 15 de julho, na sede do Instituto, a homenagem póstuma ao historiador Wilson Nóbrega Seixas, ocasião em que será lançada a plaqueta nº 15, da Coleção de Historiadores Paraibanos, versando sobre a vida e a obra do mais completo historiador do sertão paraibano.

PEDRO NICODEMOS

          O Conselho Estadual de Cultura promoveu, em 17 de junho, uma sessão em homenagem póstuma ao professor e historiador José Pedro Nicodemos, recentemente falecido. A homenagem do Instituo Histórico ao seu ilustre ex-sócio está programada para o dia 1º de agosto, a pedido da família.

25 ANOS DO NDIHR

          Dia 1º de junho foi encerrado o X Encontro Estadual de professores de História, ocasião em que se festejou os 25 anos da criação do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da UFPB. Sobre a data ofereceram depoimentos os professores Élio Flores, Lúcio Flávio, Rosa Godoy, Lúcia Guerra e Luiz Hugo Guimarães, este como presidente do IGHP.


Voltar para boletins do IHGP

Voltar para Publicações do IHGP



| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |