| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |



FERNANDO MELO
(*22.10.1916. - + 12.07.2002)

          Fernando Melo do Nascimento nasceu em João Pessoa no dia 22 de outubro de 1918, filho de Manuel Roberto do Nascimento e Olga Melo do Nascimento, falecendo nesta capital a 03 de julho de 2002. Era casado com Dª Dolores Melo, de cujo consócio deixou os seguintes filhos: Maria de Fátima, Assistente Social; Ana Maria, Farmacêutica; Maria Helena, agrônoma; e Marcos Vinícios, engenheiro.

          Fez seus estudos primários e secundários nesta Capital e o curso superior em Areia, onde se formou como engenheiro-agrônomo pela Escola de Agronomia do Nordeste, em 1941. Em 1958, fez doutorado em Agricultura e Genética Especializadas na Escola Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro e, em 1979, doutorou-se em Agricultura Especial pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

          Logo após sua formatura, em 1941, exerceu a profissão na Usina Gravatá e no ano seguinte na Usina Santo Inácio, ambas em Pernambuco.

          Em 1945, através de concurso, foi nomeado para o quadro permanente de Agrônomos do Ministério da Agricultura; em 1956, chefiou a Estação Experimental do Seridó(RN), e depois a Estação Experimental de Alagoinha, na Paraíba.

          Na esfera federal, ocupou, por diversas ocasiões, cargos importantes na sua especialidade, dentre os quais destacamos os de Assessor da Delegacia Federal da Agricultura, Delegado Federal da Agricultura, em 1963 e Chefe do Laboratório de Fibras do Ministério da Agricultura, em 1955.

          Exerceu o magistério superior, lecionando na Universidade Federal da Paraíba, onde, pelo seu desempenho, logrou ser homenageado, com o título de Professor Emérito.

          Afora os cursos de graduação e doutorado, ele possui, ainda, certificados de Curso de Política Agrícola a Faculdade de Ciências Econômicas da Paraíba e de Management Center of Brazil, 1965.

          Estudioso da agricultura, Fernando Melo é autor de vários trabalhos técnicos e científicos sobre o cultivo do algodão, sendo considerado, internacionalmente, como um dos mais versados sobre o algodão mocó.

          Pertenceu ao Rotary Club João Pessoa-Norte desde 1965, clube do qual foi Presidente em 1971/72 e era distinguido como "Companheiro Paul Harris".

          Prêmios e Comendas recebidos: "Moinho Recife", 1967; "Cidade de Orós, 1966; Medalha do Mérito do Estado de Pernambuco, 1968; Medalha Marechal Rondom, Sociedade Brasileira de Geografia, São Paulo, 1967; Medalha de Bronze - 10 anos da Sudene, 1969; Medalha de Mérito Agrícola Delmiro Maia, 1983; Comenda do Mérito Cultural "José Maria dos Santos", do IHGP.

          Além de numerosas conferências, Fernando Melo deixou vários trabalhos publicados, dentre os quais CULTURA DO ALGODOEIRO MOCÓ, Ministério da Agricultura, 1952 e PROBLEMAS DO ALGODOEIRO E DO ALGODÃO DO NORDESTE BRASILEIRO, Cepal, 1959.


BITS

-***- O CONSÓCIO Flávio Sátiro Fernandes, durante as comemorações da passagem dos 70 anos da criação do Corpo de Bombeiros de João Pessoa, foi condecorado com a Medalha General Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, patrono daquela corporação.

          O Conselho Regional de Administração, Seção da Paraíba, também homenageou o confrade Flávio Sátiro, conferindo-lhe o título de "Administrador Emérito de 2002", cujo diploma lhe será entregue por ocasião da Semana do Administrador.

-***- BREVEMENTE o confrade Amaury Vasconcelos de Araújo lançará seu novo livro intitulado EU COMIGO - MEMÓRIAS II(ORADORES).

-***- GLAUCE MARIA Navarro Burity está concluindo importante trabalho sobre Anthenor Navarro, nosso ex-associado e ex-interventor do Estado.

-***- A COMISSÃO da Revista deu por encerrado o prazo de recebimento de trabalho para a Revista n.º 36, já tendo iniciado sua editoração.

-***- O INSTITUTO Histórico e Geográfico Brasileiro comunicou que, em assembléia de 10 de julho, o consócio Luiz Hugo Guimarães foi eleito sócio correspondente daquela instituição.

-***- A BIBLIOTECA do Instituto suspendeu o atendimento ao seu acervo durante 60 dias em virtude do trabalho que está sendo executado no salão térreo. Trata-se da restauração física das nossas estantes, as quais serão substituídas por modernos arquivos deslizantes, dando uma nova disposição àquelas dependências.

          No dia 26 o trabalho de montagem dos arquivos deslizantes foi concluído, no dia 29 foi cumprido o contrato com a firma ACECO, à qual foi paga a quantia de R$ 79.200,00, valor este proveniente do convênio firmado com a Secretaria da Educação e Cultura do Estado, conforme autorização do Governador José Targino Maranhão.

          No mesmo dia iniciou-se a reorganização do acervo, transferindo-se para os novos arquivos todas as publicações existentes no andar térreo do Instituto, após a devida higienização e conseqüente catalogação para, em seguida, serem informatizados.

          A inauguração oficial da nova estrutura da Biblioteca "Irineu Pinto" está prevista para o dia 7 de setembro vindouro, data do aniversário da fundação do Instituto Histórico.

-***- NO DIA 26, na homenagem tradicionalmente prestada ao Presidente João Pessoa junto ao monumento erigido na praça que tomou seu nome, falou o consócio Wellington Aguiar, um gesto que repete há mais de 20 anos.

          Mais tarde, na sede do Conselho Regional de Administração, Seção da Paraíba, em seção especial em homenagem à memória de João Pessoa, falaram os consócios Humberto Cavalcanti Mello, Itapuan Bôtto Targino e Wellington Aguiar, todos eles analisando os aspectos administrativos do Governo João Pessoa. A sessão foi dirigida pelo Dr. Mário Tourinho, presidente daquele Conselho Regional.



NOTÍCIAS

POSSE

          Será no dia 16 de agosto a posse do novo associado Luiz de Barros Guimarães, que ocupará a cadeira nº 5, vaga com o falecimento do historiador Wilson Nóbrega Seixas. Será saudado pelo consócio Guilherme d'Avila Lins.

NOVO SÓCIO

          Em assembléia realizada a 13 de julho, foi eleito o historiador, teatrólogo e folclorista Altimar de Alencar Pimentel, que preencherá a cadeira n.º 15, do Quadro de Sócios Efetivos do IHGP, a qual era ocupada pelo historiador José Pedro Nicodemos.

EM MEMÓRIA

Dia 15, realizou-se uma sessão especial para prestar uma homenagem póstuma ao ex-associado Wilson Nóbrega Seixas, um dos renomados historiadores paraibanos.

          Em nome do Instituto falou o confrade Humberto Cavalcanti de Mello; na ocasião foi lançada uma plaqueta sobre a vida e obra de Wilson Seixas, de autoria do consócio Luiz Hugo Guimarães, a qual faz parte da Coleção de Historiadores Paraibanos editada pelo IHGP.

LANÇAMENTO

          Teve a maior repercussão o lançamento do ensaio biográfico de autoria do confrade Joacil de Britto Pereira, intitulado ASCENDINO LEITE - ESCRITOR EXISTENCIAL.

          Na ocasião, o confrade Joacil de Britto Pereira, prestou homenagem ao desembargador Marcos Souto Maior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, outorgando-lhe, em nome da Academia Paraibana de Letras, o diploma de Honra ao Mérito Cultural pelo apoio que o Tribunal, sob sua presidência, vem dando ao movimento cultural paraibano.

GAMA ROZA

          O Conselho Estadual de Cultura promoveu, dia 15, no Teatro Santa Roza, homenagem a Francisco Luiz Gama Roza, presidente da antiga Província da Paraíba do Norte, responsável pela conclusão da obra do teatro que tomou seu nome.

          Na solenidade falou o consócio Wellington Aguiar.

APRESENTAÇÃO

          Na Fundação Espaço Cultural, dia 17, foi lançado o livro COMO VEJO A BÍBLIA, de autoria de Araciba Rocha. O livro foi apresentado pelo consócio Luiz Augusto da Franca Crispim.

HOMENAGEM

          Dia 1.º de agosto, em sessão especial, o Instituto homenageará a memória do historiador José Pedro Nicodemos, recentemente falecido.

          Falará em nome do IGHP a historiadora Rosa Maria Godoy Silveira e, na oportunidade, será lançada uma plaqueta sobre a vida e obra do homenageado, de autoria do confrade Luiz Hugo Guimarães, a qual faz parte da Coleção de Historiadores Paraibanos.

PESAR

          O Instituto, dia 3, perdeu mais um dos seus ilustres consócios com o falecimento do agrônomo e historiador Fernando Melo do Nascimento, que ocupava a cadeira n.º 5, do seu Quadro de Sócios Efetivos.


Voltar para boletins do IHGP

Voltar para Publicações do IHGP



| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |